Gama é o primeiro time do Distrito Federal a se tornar Sociedade Anônima do Futebol

O Gama vai comecou 2022 com uma grande novidade: é o primeiro time do Distrito Federal a optar a gestão pelo modelo de Sociedade Anônima do Futebol, o SAF. O clube assinou contrato e e no dia 29 obteve a emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Com isso, o Gama receberá contribuições financeiras de um grupo econômico para investir no departamento de futebol do clube. No entanto, ainda não divulgou o nome do grupo investidor, nem os valores envolvidos na negociação.

Além de facilitar investimentos, a transformação da equipe em SAF garante outras vantagens , entre elas a possibilidade de agrupar e ordenar as dívidas do time pelo período de 6 a 10 anos e de aderir a mecanismos de negociação coletiva. Com a mudança do regime, a equipe fica livre de sofrer penhoras e bloqueio de valores em relação ao período anterior à transformação. Atualmente, a dívida do Gama é de cerca de R$ 20 milhões.

No Brasil, o primeiro clube a fazer essa mudança foi o Cruzeiro, comprado pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que já vem realizando diversas modificações e transformações na equipe para se adequar a nova realidade.