Comunidade do Engenho das Lajes dão bons exemplos de cidadania no Conseg Gama

Cerca de 250 moradores compareceram a reunião do Conselho Comunitário do Gama, no Centro Educacional Engenho das Lajes – CEDEL, na noite desta quarta-feira (28/07/2017).O presidente da Associação de Produtores e Moradores do Engenho das Lages – APREMEL, Davi Lobato, no seu pronunciamento agradeceu a comunidade por ter comparecido e ajudado na divulgação do evento.

A comunidade cobrou das autoridades presentes várias reivindicações como: aumento no policiamento, permanência, manutenção e ampliação do posto policial, incluindo um aposento para policiamento feminino, iluminação pública, regularização fundiária, campo de futebol para práticas escolar estudantil e uso da comunidade, roçagem de mato e uma passarela na BR-060, entre outras anônimas. Todas as demandas foram apresentadas por segmentos o que cabe a cada gestor, pelo o presidente do Conseg, Valdeci Cassiano.

Outro ponto alto da reunião que chamou a atenção foi o reconhecimento dos moradores ao relevante serviço prestado pelo 1º sargento, José Martins, do 9º Batalhão de Polícia Militar do Gama que foi amplamente parabenizado pela comunidade e autoridades presentes. A tenente Nízia, também foi lembrada pela luta incansável ao ajudar trazer o posto policial para essa comunidade.

Com o uso da palavra o comandante do 9ºBPM, major Allenson, que reafirmou a permanência do posto e ampliação no atendimento às ocorrências. _”como policial e comandante do 9ºBPM, nunca imaginei e  fico muito feliz e saber que a comunidade tem uma referência tão positiva de um dos nossos militares o sargento J. Martins e a tenente Nizia”, finaliza.

O presidente do Conseg, Valdeci, em vários momentos incentiva a comunidade a estar somando forças em consonância com seus líderes locais incluído leituras de frases de ordem. “A segurança, educação e saúde não tem partidos, tem pessoas que dependem eternamente das ações, a política passa, mas o cidadão e as pessoas continuam, as decisões no país em tudo dependem exclusivamente do tipo do exemplo feito por cada jovem e adulto presente em apoio aos grandes líderes como o Davi Lobato”, disse.

O major, Adivaldo Ramalho, representando a Administração Regional, ficou surpreso e feliz com tantas pessoas presente na reunião. “quero relembrar os esforços da Administração e da administradora Maria Antônia, para conseguir instalar o Posto Policial juntamente com a Policia Militar do DF, nesta região”, disse.

Além da comunidade que compareceu em massa, presentes servidores da Administração Regional, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Detran, Secretária de Segurança Pública, Batalhão Escolar e Coordenações Regionais de Ensino, professores e diretor.

Consegs
O trabalho dos conselheiros comunitários de segurança é voluntário. Eles são responsáveis por monitorar, avaliar e gerir problemas e sugerir possíveis soluções para a segurança pública. Apresentam as reivindicações da comunidade em reuniões periódicas com os comandantes dos batalhões de Polícia Militar e dos grupamentos de Bombeiros Militares, os delegados-chefes da Polícia Civil e representantes de demais órgãos envolvidos.

Um chamado à participação
Fique atento às datas das próximas reuniões e venha dar a sua contribuição para o fortalecimento da cidadania através do controle social e da gestão democrática, popular e participativa, conforme está previsto na Constituição Federal de 1998. O futuro da nossa cidade depende de nós.

Fonte: GAMA CIDADÃO