Fique em casa e se proteja do coronavírus

O Distrito Federal está em emergência por causa do novo coronavírus (Covid-19), microorganismo responsável por uma pandemia que atinge todo o planeta. Seguir as recomendações das autoridades sanitárias é importante para ajudar a evitar e a espalhar a doença. A principal medida, no momento, é ficar em casa. É a única forma que existe hoje para atenuar a circulação do vírus. Remédios e vacinas seguras para todos só vão estar prontos mais para frente.

A transmissão do vírus acontece de forma rápida, e a doença pode desencadear uma síndrome respiratória grave, principalmente em idosos acima dos 60 anos e em pessoas de todas as idades com outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos.

É uma situação de emergência e única. O esforço de toda a população será útil para salvar vidas. As pessoas devem evitar tocar em maçanetas e em botões do elevador com a mão que se utiliza mais. Sair para passear com o cachorro ou levar o lixo para fora de casa requerem agora cuidados especiais. Uma distância segura entre duas pessoas deve ter mais de um metro e meio.

Mudança de comportamento

Outro ponto importante para quando for imprescindível sair de casa é evitar totalmente as aglomerações. Os vírus lançados por alguém ao tossir ou espirrar podem contaminar muitas pessoas ao mesmo tempo. Mesmo quem não tiver sintomas de alguma doença gripal precisa cobrir a boca com o antebraço quando for tossir. Sem usar as mãos.

Se a saída for para ir ao supermercado, a recomendação é evitar entrar em locais cheios. O ideal, segundo as autoridades, é tentar usar o transporte público, também, em horários alternativos. Mas quem deve sair de casa são apenas as pessoas que trabalham com serviços essenciais. Os demais precisam mesmo evitar o contato social.

Veja como o coronavrius entra no seu organismo e os sintomas.

Sair da versão mobile