Nova Consulta pública para criação do Parque Ecológico do Gama acontecerá em abril


É preciso mobilizar e ler o documento técnico para efetiva participação


Há mais de  20 anos, a população do Gama espera a criação efetiva do parque Ecológico do Gama, no Setor Norte. Alguns equipamento já foram instalados até com a presença do governador Rodrigo Rollemberg. Mais ainda falta muito para se tornar um parque  com toda infraestrutura necessária. Agora surgiu mais uma nova etapa neste demorado processo.

Na quinta-feira (15/03/2018),  foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) n° 51, página 33, a convocação do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) para que a população participe do debate sobre a recriação como Parque Ecológico do Gama, que acontecerá no Auditório Verde FACIPLAC Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto CentralP, localizada Área Especial para Indústria Lote 2/3 – Ponte Alta Norte (Gama), no próximo dia 14 de abril, às 9h.

O documento que subsidia a criação de um parque chama-se estudo técnico. O elaborado para o Parque Ecológico do Gamae está à disposição do público para consulta, no site do Instituto clicando aqui. A área para criação do Parque está localizada no Setor Norte do Gama.

A área do parque

Segundo o documento técnico elaborado pelo Ibram, a “área atual” – termo constante no PDL do Gama relativa ao Parque Urbano e Vivencial do Gama, que deverá ser mantida, de acordo com a Lei Complementar, não consta nos Memoriais Descritivos das poligonais descritas no Anexo da mesma.

Por isso é preciso que se faça as definições necessárias das diretrizes do órgão gestor dos parques. No entanto, ao definir, a poligonal do Parque requer o cumprimento da legislação em vigor, que significa manter a área do Parque existente em 2006. A verificação da dimensão dessa área é dificultada pela existência de incongruências nos mapas anexos do PDL, disponibilizados à época pela então SEDUH (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e habitação), cujas áreas do Parque não são coincidentes entre si.

Portanto, existem muitas pendências a serem ajustadas para a criação do Parque Ecológico. Daí a importância que todos leiam o documento para poder intervir com conhecimento.

Existem três mapas da área, oficialmente elaborados por órgãos do Governo do Distrito Federal, respectivamente: pelo IBRAM, na forma do Mapa Ambiental do DF/2014; no site da Administração Regional do Gama-RA II; e, no site da SEGETH, pelo Sistema de Informação Territorial e Urbana do DF – SITURB.

Mapa que consta no documento do Ibram

Infraestrutura instalada

Conforme o documento técnico do Ibram, o cercamento da área está incompleto e falho em diversos pontos. A falta de soldadura nos pontos de gradeamento facilita o furto do alambrado e há muitas batidas de carro que danificaram o patrimônio público. A infraestrutura instalada  na área está em bom estado de conservação: guarita com vigia, estacionamento para veículos, sede, pista de cooper e ciclovia que circundam quase a totalidade da área, quiosques, ponto de encontro comunitário e parque infantil, estacionamento e quadra poliesportiva, 4 campos de futebol (01 de grama sintética ao lado da sede, 01 gramado e cercado ao lado do estacionamento de auto-escola, 01 construído em aterramento elevado e 01 em terra batida).

Área do Parque segundo mapa da Administração Regional

GALERIA DE FOTOS DO PARQUE VIVENCIAL ECOLÓGICO

 

BAIXE O ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR SOBRE A RECRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO

[wpdm_package id=2203 template=”link-template-calltoaction3.php”]

INFORMAÇÕES: (61)3214-5641 OU 3214-5648

Localização do Parque

[lfh-map autocenter=true fullscreen=true reset=true list=true mousewheel=false open=false width=100 height=500 tile=osm ]
[lfh-marker lat=-16.004629068117183 lng=-48.066089552301044 color=red icon=circle title=”” popup=”” visibility=always ][/lfh-marker]