Ibaneis sobe nas pesquisas e lidera disputa ao Buriti

Ibaneis Rocha (MDB) teve um crescimento de 11 pontos percentuais nas intenções de voto em pouco mais de uma semana e ultrapassou Eliana Pedrosa (Pros),  assumindo a liderança na disputa pelo governo do Distrito Federal. Pesquisa Datafolha mostra que o candidato do MDB cresceu de 13% na última quarta-feira (19) para 24%. Pedrosa, que liderava a última pesquisa com 20%, caiu para 16%, figurando agora na segunda posição da pesquisa estimulada.

A candidata do Pros está tecnicamente empatada com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tenta reeleição. Ele manteve o patamar de 12% das intenções de voto. Alberto Fraga (DEM) caiu de 14% para 10% e Rogério Rosso (PSD) foi de 11% para 8%. Os dois estão tecnicamente empatados com Rollemberg. A lista segue com General Paulo Chagas (PRP), que oscilou de 5% para 4%, Júlio Miragaya (PT), estável em 3%, Alexandre Guerra (Novo), de 2% para 3%, e Fátima Sousa (PSOL), estável em 2%. Renan Rosa (PCO) e Guillen (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somam 13%. Outros 5% não souberam responder.
No levantamento (DF-03047/2018), contratado pela Folha de S.Paulo e a TV Globo, foram ouvidos 1.050 eleitores entre quarta (26) e esta sexta-feira (28). A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O Datafolha fez simulações para o segundo turno. Em eventual disputa entre os dois melhores colocados na pesquisa, Ibaneis venceria Pedrosa por 47% a 32%.
O governador Rollemberg segue com o mais alto índice de rejeição, com 52%. Ele é seguido por Alberto Fraga (35%) e Eliana Pedrosa (34%). Líder na pesquisa, Ibaneis é o menos rejeitado -15% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum.Na Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (28), o candidato Ibaneis Rocha (MDB) lidera com 24% das intenções de voto para o cargo de governador do Distrito Federal.

Senado Federal

No Senado, a disputa pelas vagas no Distrito Federal tem na liderança Leila do Vôlei (PSB), ex-jogadora da seleção brasileira. O senador Cristovam Buarque (PPS) e o deputado federal Izalci (PSDB) estão tecnicamente empatados em segundo lugar.
Nas eleições deste ano, o eleitor votará para renovar duas das três vagas no Senado de cada estado e do Distrito Federal.
Os resultados da Pesquisa Datafolha são:

  • Leila do Vôlei (PSB): 29%
  • Cristovam Buarque (PPS): 23%
  • Izalci (PSDB): 20%.
  • Chico Leite (Rede): 13%
  • Wasny (PT): 13%
  • Fadi Faraj (PRP): 6%
  • Paulo Roque (Novo): 4%
  • Juiz Everardo Ribeiro (PMN) e Marcelo Neves (PT) têm 3%

Foram ouvidos 1.050 eleitores entre quarta (26) e esta sexta-feira (28). A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.