Fazenda lança primeiro aplicativo de serviços


Nova ferramenta permite pagar IPVA, validar comunicados da secretaria por e-mail e consultar avisos e notícias

Já está disponível na loja do Google Play o primeiro aplicativo para celular desenvolvido pela Secretaria de Fazenda, o SeFAZ DF.

Lançada exclusivamente para smartphones com o sistema operacional Android, a nova ferramenta deverá ter a versão para iOS ainda no primeiro semestre de 2019.

Neste primeiro momento, a tecnologia permite fazer consultas e dá acesso a serviços, como o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para isso, basta o usuário se cadastrar, acessar a área restrita e informar o número do registro nacional de veículos automotores (Renavam) — até o limite de dez carros, por CPF ou CNPJ.

Quem já tem o cadastro do Nota Legal poderá aproveitar as informações.

Ao listar os débitos de IPVA (vencidos ou não), o contribuinte tem a opção de copiar a linha digitável do boleto para quitar o imposto.

Outra facilidade é a validação de e-mails enviados aos inadimplentes pela cobrança administrativa da Fazenda por correio eletrônico ou SMS.

Uma palavrachave, escolhida pelo contribuinte no momento do cadastro no aplicativo, aparecerá nas mensagens encaminhadas pela secretaria. Segundo a pasta, trata-se de um mecanismo criado para combater fraudes.

O SeFAZ DF trará, ainda, notícias do órgão e, no menu Contato, o cidadão poderá mandar e-mails com elogios, sugestões ou apontar eventual falha detectada durante o uso do aplicativo para que seja providenciada a correção.

Futuramente, a ideia é que a plataforma ofereça mais tipos de serviços e consultas referentes aos temas de responsabilidade da Secretaria de Fazenda.